sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Museu + Criança: Pode?


Na semana em que duas grandes exposições estreiam em São Paulo, já ouvi: levar pra quê as crianças em exposições que elas não entenderão, só pra tirar fotos e dizer que elas estiveram por lá?

É, dá um trabalhão visitar museus com crianças, principalmente as pequenas. A paciência delas é curta e a curiosidade, enorme. Não conseguem contemplar uma obra, querem explorar. É aí que os museus deveriam ser mais permissivos – atrair as crianças para criar uma nova geração de amantes das artes…

Com as meninas ainda de colo, fomos à Pinacoteca ver Matisse. No Guerra e Paz, ambas não gostaram do Guerra – disseram que tinham medo, enquanto ficaram um tempão procurando as crianças brincando no Paz. Há pouco, voltamos à Pinacoteca para Alberto Giacometti e seus “homens magrinhos”. E vira e mexe olham para a gravura de um Picasso que temos na sala e dizem: o nariz está “torto”. Isso é singular, e só as crianças têm permissão de fazer!

Quero apresentá-las às artes (todos os tipos), como fui apresentada. Quero olhares curisos e perguntas que não saberei responder.

As exposições são: Caravaggio e seus seguidores no MASP – barroca, escura e provavelmente, amedrontadora com a Medusa. E no CCBB, a Mostra Impressionista, clara e colorida, e para deleite das meninas, com as bailarinas de Degas.

 “A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma.” Auguste Rodin


Caravaggio e seus seguidores

Onde: MASP
Av. Paulista, 1578

Quando: de 2 de agosto até 30 de setembro de 2012
Dias e Horários: de terça a domingo e feriados das 11h às 18h e às quintas das 11h às 20h.
Entrada: R$ 15 | estudantes R$ 7 | menores de 10 e maiores de 60 anos entrada gratuita
Às terças entrada gratuita para todos os visitantes




Impressionismo: Paris e a modernidade – Obras-primas do Museu d’Orsay
Onde: CCBB
Rua Álvares Penteado, 112
Quando: de 4 de agosto até 7 de outubro de 2012
Dias e Horários: de Terças a Domingos das 10h às 22h
Entrada: gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário