quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Para gostar de ler – “A menina da árvore” Eva Furnari


Escondido lá no canto da livraria, vimos um livro que ainda não conhecia. Um livro da Eva Furnari, edição de 1994 – quase uma relíquia, mas novinho em folha… E claro, ele veio integrar nossa pequena biblioteca infantil.

Com uma sutileza ímpar, uma riqueza de imagens e sem uma palavra sequer, a autora - que já nos é querida pela Bruxinha Atrapalhada e outros – leva-nos para um mundo de imaginação e fantasia.

A menina que mora na árvore, que nasceu de um alface (ou repolho, ou acelga…), que cresce, tem suas coisas preferidas e mora lá naquela árvore. De repente se vê ameaçada pelo “monstro de lata que faz vento”. O que será da pequena menina?

Proposta para muita contação de história, muita imaginação infantil, para procurar coisas na árvore, para entender as mudanças que acontecem no decorrer da história e principalmente, para deixar as crianças à vontade frente a um livro.

Vale a leitura, a re-leitura e sobretudo deixar os pequenos explorarem o livro! Não tenham exacerbado apego ao objeto… Livro lido é aquele que tem sim uma ou outra orelha ou que a capa tem um “durex” pra colar o grampo que soltou. É isso que faz o livro um objeto vivo e encatador.

Fica a dica!

Livro: A menina da árvore
Autor: Eva Furnari
Editora: Studio Nobel
ISBN: 8585445238


Nenhum comentário:

Postar um comentário